Informações
Prof. Ludwig Johann Weber (1899-1967), austríaco naturalizado brasileiro, liderou as pesquisas sobre combustíveis de 1948 a 1966 no  Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas - IBPT, na Divisão Experimental de Combustíveis.
Imagem
(clique para ampliar)

Tema: Pesquisador
Prof. Ludwig Johann Weber (1899-1967), austríaco naturalizado brasileiro, liderou as pesquisas sobre combustíveis de 1948 a 1966 no Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas - IBPT, na Divisão Experimental de Combustíveis. Foi contratado em 1935 para organizar os laboratórios do Instituto de Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná. Foi também um dos fundadores, em 1938, da Faculdade de Ciências e Letras desta universidade.

Desde os tempos em que o gasogênio substituiu a gasolina, o Prof. Ludwig Johann Weber liderou no IBPT as pesquisas sobre combustíveis - que o levaria mais tarde a investigar as possibilidades de aproveitamento de xisto e do carvão mineral paranaense. Nascido na Áustria, era um especialista em minerais e siderurgia. Segundo o Prof. Alsedo Leprevost, seu discípulo e colaborador, Weber trabalhou em usinas siderúrgicas de Minas Gerais depois da Primeira Guerra Mundial, transferindo-se em 1935 para o Paraná, a convite de Carlos de Paulo Soares, diretor do curso de Química Industrial da Faculdade de Engenharia. Lecionou química analítica e promoveu a modernização dos laboratórios do curso. A história da química no Estado costuma ser datada em duas fases: antes e depois de Weber.

Data / Década: 1948

Localização física: BCD 02 037

Conteúdo relacionado:
PESQUISADOR | LUDWIG JOHANN WEBER | COMBUSTÍVEIS | XISTO | CARVÃO MINERAL | INSTITUTO DE BIOLOGIA E PESQUISAS TECNOLÓGICAS | DIVISÃO EXPERIMENTAL DE COMBUSTÍVEIS


Alguma informação deste registro está incorreta? Reporte o erro.